A proposta da Record para fortalecer seu conteúdo esportivo terá um importante incremento nos próximos anos. O canal paulista adquiriu direitos internacionais exclusivos de marketing dos Jogos Pan-Americanos de 2015, que serão realizados em Toronto.
O principal reflexo disso é que todas as negociações comerciais do evento, em qualquer parte do planeta, dependem de aval da emissora brasileira. Se uma empresa quiser anunciar em transmissões da competição em TV aberta, precisará procurar a Record.
“Se a Nestlé quiser fechar com eles na Ásia, precisa falar com a Record. Se a Unilever quiser um negócio na África, também precisa falar com a gente. Isso é algo inédito no mundo”, explicou Walter Zagari, diretor comercial da emissora paulista.
A aposta contundente da Record no Pan de 2015 é parte de um processo da emissora para fortalecer sua grade esportiva. O canal da Barra Funda também comprou direitos exclusivos do Pan de 2011, que será em Guadalajara, e dos Jogos Olímpicos de Londres-2012.
“Existem sete segmentos importantes para a televisão. No Brasil, somente nós e o Jardim Bot”nico [Globo] estamos em todos. Temos tentado fortalecer nossa grade em todas essas frentes nos últimos anos, e esporte é uma seara importante. Tentamos via futebol brasileiro, mas não tivemos acordo até agora. Portanto, fomos buscar espaço lá no projeto olímpico”, explicou Zagari.