O Internacional viajou para Abu Dhabi, no Oriente Médio, com a esperança de conquistar o segundo título mundial, mas, surpreendido pelo Mazembe, do Congo, perdeu por 2 a 0 e, como consequência, a oportunidade de disputar a final. A Reebok, parceira do clube gaúcho, irá publicar anúncio nos jornais do Rio Grande do Sul na próxima quarta-feira (15) para amenizar a dor da torcida.
A fabricante de materiais esportivos deve trabalhar com o conceito “sempre estaremos juntos”. Até o fracasso em solo asiático, a Reebok havia se empenhado para engrandecer a participação do Internacional no Mundial de Clubes da Fifa. Por essa ocasião, havia criado site intitulado “Torcida Rbk”, com notícias, fotos e vídeos sobre a estadia no Oriente Médio.
A derrota para o Mazembe também gerou onda de mensagens em redes sociais, como Twitter. Os trending topics em nível global, ranking das expressões mais utilizadas pelos usuários, registraram termos como “#chupainter”, “Mazembe” e “Celso Roth”, todos relativos à partida. Quando restrito apenas aos brasileiros, o ranking teve as dez primeiras posições ocupadas pelo jogo.
A prática de publicar anúncio após derrota expressiva também é cultivada por concorrentes. Recentemente, a Nike criou peça publicitária com os dizeres “maior que isso tudo” para agradar torcedores corintianos, desolados após a não conquista do Campeonato Brasileiro, último objetivo no centenário, depois de fracassar também na Copa Santander Libertadores.