Relacionamento vira regra nas pistas

O resultado dos pilotos dentro das pistas nem sempre é o mais importante para um patrocinador. Além do retorno com exposição e do apoio a um possível campeão, as empresas estão utilizando o automobilismo para realizar ações de marketing de relacionamento e endomarketing. ?O nosso principal objetivo é aproveitar o retorno de mídia que a marca acaba tendo por meio da exposição nos carros, mas nós também exploramos as possibilidades de relacionamento, que vão desde os médicos, profissionais de farmácia, distribuidores, até os nossos consumidores?, explica Rogério Souza, gerente de marketing esportivo da Medley. A empresa farmacêutica, cujos donos Xandy e Guto Negrão também são pilotos da Stock Car, não divulga quanto investe nas ações realizadas na categoria, mas diz que o retorno conseguido nesses mais de dez anos de investimentos é extremamente satisfatório. ?A Stock Car está no DNA da nossa empresa. Então, os investimentos estão sendo muito bons, principalmente pelo retorno. Para cada real investido, temos um retorno de três com a Stock Car?, diz Souza. Outra empresa ligada à saúde que também investe no marketing de relacionamento dentro do automobilismo e coleciona bons resultados é a Golden Cross. A companhia crê no status dos freqüentadores das corridas para valorizar a divulgação de seus serviços. ?Para nós, o foco é o mercado corporativo. Temos o aficionado do automobilismo como um formador de opinião, então nós usamos o automobilismo para fazer relacionamento com esse público?, explica Márcio Victer, gerente nacional de marketing da Golden Cross. Segundo o executivo, o universo do automobilismo, misturado aos investimentos na criação de ações inovadoras para agradar a seus convidados, faz com que as etapas de Stock Car e Fórmula Truck, por exemplo, sejam uma grande oportunidade para o surgimento de novos negócios. ?Montamos ações nas provas e fazemos o relacionamento com clientes atuais. Além disso, buscamos prospectar novos clientes e fornecedores especiais. O automobilismo proporciona essas oportunidades e buscamos sempre aproveitá-las. Esse é o nosso objetivo principal?, completa Victer. Os executivos da Medley e da Golden Cross estarão presentes no próximo dia 24 de abril no “I Fórum ABA Esporte: Automobilismo”, que acontece no Rio de Janeiro. Organizado pela Associação Brasileira de Anunciantes do Rio de Janeiro (ABA-Rio) e pela Brunoro Marketing Esportivo, o evento é o primeiro do Brasil a falar sobre o negócio do esporte a motor. As inscrições custam R$ 590, enquanto que os associados ABA desembolsam R$ 490 para participar. Mais informações no site oficial do evento.

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