A equipe de Fórmula 1 da Renaul terá nas últimas cinco corridas do ano a marca do estaleiro russo Vyborg Shipyard JSC. O acordo de patrocínio foi firmado e anunciado nesta terça-feira (21). A empresa terá o logotipo estampado nos carros da dupla Robert Kubica e Vitaly Petrov.
O aporte é interpretado pela imprensa internacional como ponto positivo para a permanência de Petrov, russo, na escuderia. Após ter conquistado 19 pontos, ante 108 do companheiro Kubica, o segundo piloto tem sua vaga ameaçada por Kimi Raikkonen, que decidiu voltar à modalidade e negocia com a Renault.
O anúncio de novo patrocinador vai de encontro com as palavras do proprietário da equipe, Gerard Lopez, que disse considerar o potencial de Petrov na busca por parceiros. “Ele é um bom piloto e vem com benefícios por ser da Rússia”, disse o mandatário, em referência ao alcance que ele gera entre o público russo, de 250 milhões de pessoas, e empresas do país interessadas em acompanhá-lo.
A presença de Petrov na Renault já atraiu, para esta temporada, a fabricante de veículos Lada. “Estamos em um momento chave economicamente falando em perspectiva russa”, argumentou Lopez. “Agora iremos analisar como o mercado russo irá nos responder, mas independentemente disso, ainda temos de avaliá-lo como piloto”.
Entenda a posição da Renault sobre Raikkonen: