A agência de publicidade F∕Nazca, idealizadora do projeto “República Popular do Corinthians”, foi premiada pelo Worldwide Creative Board, levantamento feito pela Saatchi & Saatchi. O conceito, uma das principais apostas da equipe alvinegra para celebrar seu centenário de fundação, recebeu o título de “ideia do ano”.
O Worldwide Creative Board é um trabalho que tem como principal propósito avaliar e repensar os caminhos criativos das agências. Em 2011, 140 trabalhos foram inscritos e disputaram o título de “ideia do ano”.
A “República Popular do Corinthians” venceu o projeto “Friend Recovery”, da cerveja Andes, desenvolvido pela argentina Del Campo, que empatou no segundo posto com “Welcome Back”, do Saatchi & Saatchi de Londres, responsável pelo projeto “Welcome Back” para a empresa de telefonia T-Mobile.
Com a premiação, a F∕Nazca deve apresentar o projeto “República Popular do Corinthians” na edição do Worldwide Creative Board do próximo ano. O evento sempre é realizado dias antes do festival de Cannes.
A “República Popular do Corinthians” é um conceito de país formado pela torcida alvinegra. Há documentos como certidão de nascimento, RG e passaporte para os adeptos. O projeto conta até com moeda própria.
No ano passado, no jantar que comemorou cem anos de fundação do Corinthians, a faixa presidencial da República Popular foi dada a Luiz Inácio Lula da Silva, que era presidente do Brasil e que é torcedor da equipe alvinegra.