Um comunicado oficial da Petrobras fortaleceu o que parecia impossível: a empresa brasileira pode ser a próxima patrocinadora do Manchester United. Incluída em um grupo de empresas procuradas pelo clube, a companhia receberá representantes ingleses ainda neste mês para uma reunião. O Manchester United tem contrato de patrocínio vigente com a seguradora AIG. No entanto, a empresa foi gravemente afetada pela crise financeira internacional e anunciou no início deste ano que não renovaria o vínculo. A equipe inglesa recebe 27 milhões de euros (R$ 81 milhões) por ano por esse acordo, que tem duração até maio de 2010. Sem a possibilidade de manter a AIG, a diretoria do Manchester elaborou uma lista de empresas que investem no esporte em todo o planeta e procurou algumas dessas marcas para conversar sobre a possibilidade de patrocínio à equipe. Uma das companhias sondadas foi a Petrobras. Patrocinadora do Flamengo desde 1984, a Petrobras atua no esporte brasileiro desde 1956, quando esteve nas Mil Milhas Brasileiras de Automobilismo. Entre 1998 e 2008, a empresa brasileira foi a fornecedora oficial da equipe Williams na Fórmula 1. A marca migraria para a Honda neste ano, mas a escuderia deixou a categoria e a companhia a acompanhou. Apesar disso, a Pretrobras manteve investimento de grande porte no esporte brasileiro. A empresa patrocina atividades no surfe, no tênis e as seleções de handebol.