O Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) foi condecorada com o Prêmio Nacional de Relações Públicas, organizado pelo Conselho Federal de Relações Públicas (Conferp), pelo trabalho de divulgação da candidatura do Rio de Janeiro para sediar os Jogos Olímpicos de 2016. Nos meses que antecederam o anúncio feito pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), a Embratur monitorou as matérias relativas ao tema publicadas nos veículos de comunicação de dez países. O objetivo era analisar a repercussão internacional da imagem da cidade do Rio de Janeiro, vencedora da disputa com Madri, Tóquio e Chicago. Na semana da escolha da cidade-sede, em Copenhague, a Embratur instalou uma agência de notícias com jornalistas e fotógrafos para aproveitar a grande concentração de veículos de imprensa no evento, divulgando o Rio de Janeiro e o Brasil como destino turístico, além de apresentar os impactos positivos para o setor com a definição do COI. ?Durante o evento, em que o foco principal era o esporte, o turismo nacional ganhou grande projeção. Jornais, revistas, sites, emissoras de TV e rádio de todo o mundo retrataram o Rio de Janeiro e o Brasil como destino turístico de referência? disse Walter Vasconcelos, diretor de marketing da Embratur. Entre os veículos que publicaram matérias sobre o Rio de Janeiro e o Brasil estão: Clarín (Argentina); El País (Espanha); Financial Times (UK); The Guardian (UK); The Observer (UK) e The Independent (UK); The New York Times, Los Angeles Times, Reuters, USA Today e Fox News (Estados Unidos); Japan Today (Japão); Xinhua (China); The Chosun Ilbo (Coréia); Le Monde e Le Figaro (França); La Republica e Corriere Della Sera (Itália). Esse é o segundo ano consecutivo que o Ministério do Turismo, por meio da Embratur, é condecorado pela Conferp. A cerimônia de premiação está marcada para o dia 2 de dezembro, em São Paulo.