O comitê organizador local dos Jogos Olímpicos de 2016, que serão realizados no Rio de Janeiro, iniciou nesta semana o processo de seleção para a contratação de uma produtora de cerimônias e megaeventos. A empresa vencedora será responsável, por exemplo, pelas festas de abertura e de encerramento do evento.
A seleção será restrita a empresas brasileiras. Além da estrutura e do histórico da companhia, serão considerados fatores como a proposta para as cerimônias e a criatividade das ideias.
Os interessados devem se cadastrar no site oficial dos Jogos (www.rio2016.com), e precisam comprovar experiência na organização de eventos de grande porte. O vencedor da concorrência será definido por uma comissão que contará com membros do comitê Rio-2016 e do Comitê Olímpico Internacional (COI).
Além da cerimônia e da parte criativa dos eventos, a empresa contratada terá de planejar toda a logística e os aspectos técnicos de cerimônias ligadas ao Rio-2016. Essa companhia ainda vai supervisionar outras produtoras contratadas para funções menores.
“Os eventos e cerimônias serão parte fundamental da experiência dos espectadores e uma ferramenta essencial para envolver o maior número de pessoas com os Jogos Rio-2016 por meio de projetos como o Tour das Bandeiras Olímpica e Paraolímpica e o Revezamento das Tochas Olímpica e Paraolímpica. As cerimônias também deixarão imagens que marcarão os Jogos na memória do mundo inteiro, e é fundamental que tenham o nível mais elevado de organização. Para isso, esperamos selecionar fornecedores de alta capacitação e trabalhar com os melhores profissionais do Brasil e do mundo”, afirmou Leonardo Gryner, diretor-geral do comitê organizador do evento.