Pela primeira vez, os Jogos Olímpicos terão uma coleção oficial de moda praia que chega às lojas oficiais do evento no mês que vem. A ideia do Comitê Organizador do Rio-2016 foi aproveitar o estilo de vida carioca para incluir as peças no catálogo de produtos licenciados do evento.
Para a escolha do fornecedor oficial do evento, foi feita uma concorrência, que acabou sendo vencida por alguém ligado no mundo olímpico. A ex-nadadora Fabíola Molina, com participações nas Olimpíadas de Sydney-2000 e Pequim-2008.
Fabíola Molina ficou tão conhecida por seu desempenho nas piscinas como também por negociar peças customizadas nas viagens que fazia para competir nos anos 1990 e 2000. Dessa iniciativa nasceu em 2004 a grife que leva seu nome. Atualmente, a empresa, que possui loja online e sede em São José dos Campos (interior de São Paulo) exporta cerca de 35% de sua produção para diversos países, entre os quais EUA, França, Alemanha e Austrália.
“Vencer essa concorrência foi como conquistar uma medalha. É um desafio enorme, mas também muito emocionante”, afirmou Fabíola.
Segundo a empresária, a experiência olímpica ajudou na escolha dos desenhos. “Passei a vida inteira usando maiôs e biquínis, então sei como devem ser. Para a linha do Rio-2016, tentei traduzir um pouco da alegria dos Jogos Olímpicos misturada com as curvas do Rio”, disse a ex-nadadora.
Entre os produtos oficiais ligados ao modo de vida carioca já lançados estão cangas e chinelos. Ainda estão previstos os lançamentos de barracas, cadeiras de praia e bola e raquete de frescobol com o logo do Rio-2016.