O Rio 2016 lançou, na sexta-feira (05), um leilão oficial para itens que foram usados durante os Jogos Olímpicos. O site disponibilizado será o leilaooficial.rio2016.com, e haverá 11 mil peças utilizadas em momentos como cerimônia de abertura, pódios e até a bola usada na final do basquete masculino.
Essa não é uma exclusividade dos Jogos do Rio. A comercialização da chamada memorabília é uma tradição de Jogos Olímpicos. Os itens costumam ser procurados por colecionadores ao redor do mundo.
Uma das características do leilão do Rio 2016 será a rapidez na disponibilidade. Os itens ficarão à disposição do público durante as disputas pelo ouro. A ideia é que os objetos possam ficar à venda para o público horas após eles aparecerem para todos durante a competição.
Neste momento, já há uma série de itens disponíveis para lances no site criado para o leilão. A bola usada na partida entre Brasil e África do Sul no futebol, por exemplo, já teve 19 lances até o fechamento desta edição. O preço do artigo já passou de R$ 1 mil. As bandeiras dos países usadas durante a cerimônia de abertura são comercializadas a partir de R$ 150.
Se usar de comparação a venda de produtos licenciados, a organização do Rio 2016 pode ficar confiante. A comercialização de itens oficiais tem ficado acima do esperado pelo comitê organizador.