O comitê organizador local (COL) dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, que serão realizados em 2016, definiu as oito agências finalistas no processo de seleção para a construção do site oficial do evento. As empresas classificadas têm até o dia 6 de outubro para apresentar a documentação necessária para o período atual da escolha.
Publicis, Agência Click Isobar, Aldeia, Be!, Caju 68, Canvas, Ginga e TV1 foram as escolhidas para a fase final do processo. O COL havia recebido 26 inscrições corretas para a produção do portal.
Até o dia 6 de outubro, as classificadas precisarão apresentar propostas sobre criação, metodologia e recursos. Também nessa data as empresas deverão dizer quanto pretendem receber pelo serviço.
A principal exigência do COL para o site é que ele seja útil para diferentes perfis de público. O comitê quer um portal com diferentes níveis de acesso, mas que concentre informações para torcedores, voluntários, turistas, empreendedores, atletas e delegações.
O site ainda precisará ser integrado ao conceito de marca dos Jogos de 2016. O logotipo oficial do evento será anunciado na festa de Réveillon de Copacabana, e a ideia do COL é que o portal comece a funcionar no primeiro minuto de 2011.
O processo de escolha da empresa que fará o site do Rio-2016 ganhou maior proporção depois do dia 8 de setembro, quando o COL cancelou licitação que havia feito para definir o escritório de arquitetura que faria estudos complementares para instalações esportivas do Parque Olímpico no autódromo.
Na época, a licitação foi cancelada por falta de transparência no processo de escolha. A decisão foi tomada depois de entidades ligadas a arquitetos terem criticado abertamente a postura do COL.