A Prefeitura do Rio iniciou nesta segunda-feira (dia 18) a operação de trecho de dois dos quatro serviços olímpicos dos BRTs (transporte rápido por ônibus) Transolímpica e Transoeste (Lote Zero): Jardim Oceânico ao Terminal Olímpico (Centro Olímpico) e Terminal Paralímpico (Recreio) até a Vila Militar. Neste primeiro momento, a operação será apenas para a família olímpica e credenciados.
Os dois serviços entrarão em operação de forma gradativa até 1º de agosto, quando os quatro BRTs serão totalmente abertos aos espectadores que tiverem o Cartão RioCard Jogos Rio 2016. Inicialmente, o serviço Recreio – Vila Militar sairá do Recreio e irá até Marechal Fontenelle. Já o serviço Terminal Olímpico (Centro Olímpico) – Jardim Oceânico sairá do Terminal Olímpico e irá até a estação Bosque Marapendi.
Ao todo, foram criados quatro serviços especiais de BRT para atender o espectador olímpico e não alterar a rotina da cidade. As estações Madureira-Manaceia e Vicente de Carvalho, que fazem parte da operação especial e também atendem usuários do corredor BRT Transcarioca, terão módulos independentes de embarque para os espectadores olímpicos.
A expectativa é de que 27 mil passageiros utilizem esse sistema nos horários de pico durante o período olímpico. Durante a Olimpíada, os serviços regulares do BRT Transoeste e Transcarioca não serão afetados e ficarão disponíveis normalmente aos passageiros.