O governo do estado do Rio de Janeiro e a Laureus World Sports Awards rescindiram, no último dia 13 de janeiro, o acordo que tinham para que a cidade do Rio abrigasse a cerimônia de entrega do prêmio para os melhores do esporte, promovida anualmente pela Laureus e que é conhecida como “Oscar do esporte”.
A rescisão foi publicada no Diário Oficial do Rio no último dia 13. Com isso, o governo fluminense não está mais obrigado a bancar os custos de realização do evento, que no ano passado aconteceu na Cidade Maravilhosa.
Ao blog “Olímpicos”, da Folha.com (conteúdo disponível aqui), os promotores do prêmio confirmaram o fim da parceria com o Rio e disseram que ainda não há um local definido para realizar a edição de 2014 do prêmio.
O fim do acordo não resolve os problemas do Rio, que ainda deve R$ 11 milhões à Laureus, referente à organização do evento de 2013, ocorrido no mês de março. Ao encerrar o contrato, que iria até 2016, o estado continua seu plano de reduzir o uso de dinheiro público em eventos esportivos.
Essa atitude vem sendo tomada tanto pela prefeitura quanto pelo governo do estado desde junho do ano passado, em resposta aos protestos que tomaram conta das ruas durante a realização da Copa das Confederações.
Por conta disso, já foi cancelada a realização da Soccerex-2013 e, também, ainda há uma dúvida quanto à realização dos Fan Fests em locais públicos durante a Copa do Mundo. No Rio, a praia de Copacabana, que era o local escolhido para reunir os turistas, está praticamente descartada. A prefeitura não aceita fornecer a segurança para o evento, o que tem gerado uma queda de braço com os patrocinadores.