Atlético Paranaense e Coritiba estão cada vez mais próximos. Antes do clássico do último domingo, os presidentes dos rivais da capital paranaense fizeram uma entrevista em conjunto para promover a partida e pedir paz aos torcedores. Agora, o plano é conseguir ganhar novos sócios também em conjunto.
O plano é lançar uma campanha antes do início do Campeonato Brasileiro convocando os torcedores para se associarem aos programas das equipes. A ideia da ação é promover uma disputa entre os dois clubes para ver quem consegue mais novos membros.
“Queremos usar a rivalidade para promover o bem”, resumiu Mauro Holzmann, que é diretor de marketing do Atlético.
Atualmente, o Atlético conta com aproximadamente 25 mil sócios e o Coritiba mantém cerca de 18 mil. A própria promoção da partida ajudou ambos a conseguirem novos adeptos.
Como o Campeonato Paranaense tem pouco apelo, os torcedores não costumam renovar os planos no início do ano. Com a ação, isso já mudou um pouco.
Os dois times não fazem parte do “Movimento por um Futebol Melhor”, idealizado pela Ambev e que detém parceria com mais de 50 clubes brasileiros. A justificativa da dupla Atletiba é de que o acordo não seria vantajoso para os times. Ambos são patrocinados pela Coca-Cola.
Com as iniciativas recentes, os clubes já podem almejar mais acordos conjuntos. Em janeiro, eles já haviam se unido para apresentar um novo patrocinador, a empresa telefônica TIM.
“Temos a intenção de fortalecer o futebol paranaense, que anda em baixa. Por isso juntamos os dois maiores clubes para ações comerciais”, disse Holzmann.
A apresentação em conjunto da TIM não impediu que a rivalidade fosse exaltada; a empresa teve que retirar a cor vermelha de sua logomarca para entrar na camiseta do Coritiba. Agora, o desafio é seguir essa linha na campanha para angariar sócios.