Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte

Rodada do Brasileirão terá bola alusiva ao Outubro Rosa

Bolas dos jogos da próxima rodada serão nas cores rosa e branca

Redação - São Paulo (SP) Publicado em 09/10/2018, às 17h31

Imagem Rodada do Brasileirão terá bola alusiva ao Outubro Rosa

A 29a rodada do Campeonato Brasileiro, que será disputada no próximo final de semana, entre os dias 13 e 15 de outubro, será em homenagem ao Outubro Rosa, campanha de conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de mama. Quem assistir aos jogos perceberá que as bolas utilizadas em campo estarão um pouco diferentes em relação ao que é visto normalmente.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pediu à Nike que confeccionasse uma bola especial para a rodada. A marca americana, então, utilizou um grafismo personalizado, com todos os detalhes na cor da campanha, e o aplicou no modelo Brasil CBF Nike Ordem V, a bola oficial do torneio.

Foto: Lucas Figueiredo / CBF

De acordo com a Nike, a bola possui uma câmara atualizada, que proporciona uma sensação de toque diferente aos jogadores. Além disso, tem uma camada de espuma que garante consistência e maciez em todas as condições climáticas e de gramado. Por último, a precisão geométrica distribui a pressão de maneira uniforme e oferece oportunidades melhores para os chutes e lançamentos.

A cor do Outubro Rosa, o selo de certificação Fifa Quality Pro, a logomarca da CBF, a identificação Nike Ordem e o ano da edição (2018) são os principais itens de personalização da nova bola, composta por cobertura de material sintético (40%), borracha (30%) poliuretano (20%) e algodão (10%).

Vale lembrar que o movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu na década de 1990 para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada, anualmente, com o objetivo de compartilhar informações, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento, e contribuir para a redução da mortalidade.

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) participa do Outubro Rosa desde 2010, com eventos técnicos, debates e apresentações sobre o tema, além de produzir materiais e recursos educativos para disseminar informações sobre prevenção e detecção precoce da doença.