Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte

Rogério Ceni e título geram "boom" do Fortaleza nas redes sociais

Campeão da Série B teve 10º maior crescimento absoluto do país no ano passado

Redação - São Paulo (SP) Publicado em 07/02/2019, às 09h35 - Atualizado às 11h35

Imagem Rogério Ceni e título geram "boom" do Fortaleza nas redes sociais

A temporada de 2018 do Fortaleza deixou o torcedor do clube cearense animado. No ano do centenário e sob o comando de Rogério Ceni, o time conquistou o título da Série B do Campeonato Brasileiro e, com isso, experimentou um verdadeiro "boom" nas redes sociais.

Foto: Divulgação / Leonardo Moreira / Pedro Chaves

De acordo com o Ibope Repucom, entre janeiro e dezembro do ano passado, o clube saltou de 966.039 para 1.374.902 seguidores, um aumento de 42,3% nas principais redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter e YouTube). Apenas no Instagram, a equipe aumentou em 114% o número de seguidores. No YouTube, plataforma que recebeu uma atenção especial do Fortaleza durante o ano, o número de inscritos passou de 19 mil para mais de 70 mil.

Para se ter uma ideia, a equipe cearense teve o 10º maior crescimento absoluto entre todos os que foram monitorados, ficando à frente de times tradicionais como Internacional, Fluminense e Botafogo, além do principal rival estadual, o Ceará.

No Nordeste, o Fortaleza foi o time com a maior ampliação de sua base digital em 2018. O volume foi maior, por exemplo, que a soma do crescimento total de Bahia e Sport no período, que são, atualmente, os dois maiores clubes da região em número de inscritos nas redes sociais.

"Primeiro, a contratação do Rogério Ceni gerou um interesse enorme até de torcedores de outros clubes para o nosso. A campanha do time dentro de campo com o título da Série B também contribuiu muito e, além disso, o ótimo trabalho do departamento de marketing que soube utilizar os dois primeiros itens para fazer uma ótima divulgação e gerar engajamento", explicou Marcelo Paz, presidente do clube.

E 2019 já começou no mesmo ritmo nas redes sociais do time. Em janeiro, o destaque foi o Facebook, com 21 mil novas curtidas na página do tricolor cearense, o que fez do Fortaleza o clube do Brasil que mais cresceu neste início de ano na plataforma.

Durante o ano, a tendência é que o crescimento permaneça acelerado, já que o clube segue firme na disputa do Campeonato Cearense e da Copa do Nordeste, entrará nas oitavas de final da Copa do Brasil e ainda jogará a Série A do Campeonato Brasileiro após 12 anos de ausência.