Nadal anunciou o adiamento de seu retorno às quadras em função de uma febre alta causada por indisposição estomacal. A notícia seria normal se o site norte-americano Tennisworld não publicasse que o real motivo do atraso na recuperação de Nadal teria relação com um suposto rompimento com a IMG, empresa de marketing que coordena a carreira do tenista.
Atualmente, a área comercial da carreira do espanhol é gerida pelo seu pai, Sebastian, e pelo ex-tenista espanhol Carlos Costa, membro da IMG. De acordo com o site, Nadal teria decidido romper com a empresa e cuidar da sua própria profissão.
A extensão do tratamento de Nadal causará a ausência do tenista no torneio-exibição de Abu Dhabi, evento organizado pela própria IMG.
Recentemente, Roger Federer rompeu com a agência de marketing. Depois do desligamento, o tenista suíço não foi mais convidado para participar do torneio de Abu Dhabi.
Apesar da perda de Nadal e Federer, a IMG confirmou, em dezembro, o acordo com Novak Djokovic. A empresa cuidará da carreira do tenista sérvio nas áreas de marketing, patrocínio, vestuário e licenciamento.