O diretor de marketing do Corinthians, Luis Paulo Rosenberg, foi convidado pela cúpula do River Plate para fazer uma palestra ao clube argentino sobre o modelo de gestão adotado no Parque São Jorge. Segundo o site ?Globoesporte.com?, o evento ainda não tem data marcada, mas acontecerá ainda em janeiro de 2010. O principal mote da conversa de Rosenberg com os argentinos será o papel do marketing nas recentes contratações de jogadores renomados. Ele teve papel determinante nas negociações com o atacante Ronaldo e o lateral-esquerdo Roberto Carlos, por exemplo. No caso de Ronaldo, o centroavante acertou um contrato com o Corinthians para receber R$ 400 mil mensais de salário. Além disso, tem uma participação de 80% em contratos de patrocínio que o clube conseguir para seu uniforme (com exceção da cota máster, que é integralmente da equipe). Na proposta da Hypermarcas, que deve ser a patrocinadora alvinegra em 2010, só essa propriedade renderá R$ 10,4 milhões ao camisa 9 em um ano. O modelo usado para contratar Roberto Carlos é similar, mas aposta em propriedades diferentes. O lateral receberá R$ 200 mil mensais (segundo maior salário do elenco) e também terá uma remuneração variável. Contudo, em vez de aportes no uniforme, esse dinheiro sairá da venda de produtos licenciados e da realização de eventos. Rosenberg ainda falará sobre a negociação que levou o argentino Matías Defederico ao Parque São Jorge, na qual ele também teve participação, e sobre a valorização que o Corinthians conseguiu a despeito de ter disputado a Série B do Campeonato Brasileiro.