A seguradora Mapfre e a cervejaria Petrópolis, com as marcas Itaipava e TNT, iniciaram na última quinta-feira uma ação de aproximação com o mercado do golfe. As duas marcas estão entre os patrocinadores da Febragolfe, principal feira da modalidade no país, que acontece no Transamérica Expo Center. Essa investida no segmento pode ser explicada pela participação de Rubens Barrichello, que também é apoiado pelas marcas. A Febragolfe é uma feira anual, e começou a ser realizada em 2008. O evento é promovido pela Barrichello Sports, agência de marketing esportivo liderada por Renata Barrichello, irmã de Rubinho. A empresa também é responsável por administrar carreira e contratos do piloto. Praticante da modalidade desde 1999, Rubinho foi o idealizador da feira. Há cinco anos, pediu a Renata que desenvolvesse um projeto para ampliar o mercado do golfe no país. ?Nós queríamos que os não-atletas se aproximassem, que vissem que esse não é um esporte elitista e para poucos. A ideia era incentivar o esporte como um todo, e foi até por isso que definimos o modelo. Pensamos em um torneio, mas ele só falaria a cem ou 120 pessoas. A feira é maior?, disse a executiva. Depois de definir a abordagem, Renata percorreu feiras nacionais e internacionais (não apenas as que tinham o golfe como tema) a fim de criar um perfil para seu evento. A despeito da intenção de popularizar a modalidade, seria impossível ignorar que se trata de um esporte baseado em relacionamento. No ano passado, segundo dados da organização, os expositores da Febragolfe tiveram um faturamento somado de R$ 1 milhão. ?O primeiro passo foi fazer esse estudo. Precisávamos de um formato que fosse agradável, e isso nos guiou em tudo. Desde a escolha do lugar até a montagem, sempre pensamos nesse conceito. Precisamos falar para os 25 mil golfistas que formam o mercado, mas também para pessoas que podem se interessar?, explicou Renata. Além do estudo sobre outras feiras e do ambiente, a Febragolfe aposta fortemente na imagem de Barrichello. O piloto foi o responsável pela abertura oficial do evento na última quinta-feira, concedeu entrevista coletiva e interagiu com convidados. A import”ncia de Barrichello ainda aparece na montagem comercial. A Mapfre, seguradora espanhola que fechou neste ano um contrato de patrocínio com o piloto, montou um estande na parte central da feira. A cervejaria Petrópolis, por sua vez, tem participação nos bares do evento.