A saída do piloto Fernando Alonso da Ferrari para a McLaren já gera impacto comercial da marca na Espanha. As lojas oficiais de produtos da mais importante equipe da Fórmula 1 devem fechar as portas em breve. O estabelecimento comercial da capital espanhola, aberto há dois anos, está fazendo liquidação final dos produtos. Já a loja da Catalunha, inaugurada em maio de 2011, desde junho está para finalizar suas atividades.
O esperado anúncio da saída do piloto espanhol da escuderia italiana já motivou crise nas vendas das lojas oficiais. Apesar disso, a Ferrari não deu motivo oficial para justificar o fechamento destes pontos de venda. Fontes na loja de Barcelona afirmam que o faturamento não caiu. Esse montante, porém, pode não ser suficiente para cobrir o elevado custo de ambas as lojas, situadas em pontos comerciais valorizados, cujos aluguéis superam os € 40 mil mensais.
Apesar da liquidação, os preços dos produtos ainda são elevados, se considerado o mercado local e a crise econômica pela qual passa a Espanha. Um gorro, antes da liquidação, era comercializado por R$ 105. Agora, sai por R$ 63. Uma camisa polo, com a tradicional estampa do cavalo saltitante, que valia R$ 264, agora está R$ 158. Uma jaqueta de lã, que saía por R$ 396, agora tem desconto de 50%. Mesma porcentagem que caiu o preço de uma simples borracha, que não custava menos de R$ 40, e agora é vendida a R$ 20.
A proximidade com outros pontos de venda da Ferrari também pode ter prejudicado esses negócios. A loja da Ferrari em Barcelona está localizada próxima à tradicional loja de roupas El Corte Inglés, onde é possível encontrar produtos da marca. No caso de Madri, essa distância pode ser coberta em 15 minutos a pé.
Segundo o site 02B, a Ferrari afirma que a nova estratégia de negócios da marca na Espanha está em Port Aventura, onde a marca irá abrir um parque temático dentro de um resort turístico em Salou, cidade a uma hora de carro de Barcelona.