Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte

Saída de Alonso gera crise em lojas oficiais da Ferrari na Espanha

Pontos de venda em Madri e Barcelona fazem liquidação e devem fechar as portas

Adalberto Leister Filho - São Paulo (SP) Publicado em 19/12/2014, às 08h41 - Atualizado às 10h41

Imagem Saída de Alonso gera crise em lojas oficiais da Ferrari na Espanha

O piloto Fernando Alonso, quando ainda estava na Ferrari

A saída do piloto Fernando Alonso da Ferrari para a McLaren já gera impacto comercial da marca na Espanha. As lojas oficiais de produtos da mais importante equipe da Fórmula 1 devem fechar as portas em breve. O estabelecimento comercial da capital espanhola, aberto há dois anos, está fazendo liquidação final dos produtos. Já a loja da Catalunha, inaugurada em maio de 2011, desde junho está para finalizar suas atividades.

O esperado anúncio da saída do piloto espanhol da escuderia italiana já motivou crise nas vendas das lojas oficiais. Apesar disso, a Ferrari não deu motivo oficial para justificar o fechamento destes pontos de venda. Fontes na loja de Barcelona afirmam que o faturamento não caiu. Esse montante, porém, pode não ser suficiente para cobrir o elevado custo de ambas as lojas, situadas em pontos comerciais valorizados, cujos aluguéis superam os € 40 mil mensais.

Apesar da liquidação, os preços dos produtos ainda são elevados, se considerado o mercado local e a crise econômica pela qual passa a Espanha. Um gorro, antes da liquidação, era comercializado por R$ 105. Agora, sai por R$ 63. Uma camisa polo, com a tradicional estampa do cavalo saltitante, que valia R$ 264, agora está R$ 158. Uma jaqueta de lã, que saía por R$ 396, agora tem desconto de 50%. Mesma porcentagem que caiu o preço de uma simples borracha, que não custava menos de R$ 40, e agora é vendida a R$ 20.

A proximidade com outros pontos de venda da Ferrari também pode ter prejudicado esses negócios. A loja da Ferrari em Barcelona está localizada próxima à tradicional loja de roupas El Corte Inglés, onde é possível encontrar produtos da marca. No caso de Madri, essa distância pode ser coberta em 15 minutos a pé.

Segundo o site 02B, a Ferrari afirma que a nova estratégia de negócios da marca na Espanha está em Port Aventura, onde a marca irá abrir um parque temático dentro de um resort turístico em Salou, cidade a uma hora de carro de Barcelona.