O Boston Red Sox, atual campeão da MLB, a liga de beisebol americana, foi à Casa Branca na terça-feira passada (1º) para celebrar o título junto com Barack Obama, presidente dos Estados Unidos. David Ortiz, jogador da equipe desde 2003 e um dos atletas mais renomados, ganhou uma camisa número 44 das mãos de Obama e sacou um celular para tirar um “selfie”. A foto foi parar no Twitter e rendeu 41 retuítes e 47 mil “curtir”. Era uma ação promocional da Samsung, e a ideia, apesar da repercussão positiva à primeira vista, causou um problema para a empresa.
A Samsung usou o próprio canal no Twitter para retuitar a imagem postada por Ortiz e aproveitou para fazer propaganda. “Esta foto foi tirada com um Galaxy Note 3”, escreveu para internautas. Depois, confirmou ao jornal The Boston Globe que “ajudou” o jogador a tirar o “selfie” com Obama. Outra publicação, o Sports Business Daily, tinha publicado antes mesmo do encontro do Red Sox com o presidente que os sul-coreanos assinaram um patrocínio a Ortiz e que pretendem torná-lo em um “parceiro de mídia” da empresa dentro da MLB. Já estava combinado que o atleta iria à Casa Branca com a missão de “tuitar e mandar fotos em nome da Samsung”.
A Casa Branca não gostou nada. Nesta quinta-feira (3), manifestou-se contra a ação promocional executada pelo jogador em parceria com a companhia. “Por regra, a Casa Branca se opõe a tentativas de usar a imagem do presidente para fins comerciais”, disse o porta-voz Jay Carney. “E nós certamente nos opusemos neste caso”. Ainda não está claro, pois ele não quis dar mais detalhes, se os advogados do governo já tinham avaliado a foto tirada por Ortiz e se acionariam a empresa na Justiça.
O jogador se defendeu. Disse que só queria uma foto com Obama e que teve uma oportunidade única de tirá-la quando ganhou a camisa das mãos dele. “Não era nada promocional ou qualquer coisa do tipo”, declarou a repórteres na quarta passada. “Quem sabe se vai tirar uma foto com o presidente, um selfie? Ninguém pode garantir”.
A Samsung, após fazer festa no Twitter e confirmar a dois jornais o patrocínio a Ortiz, recuou. Em um comunicado, escreveu que o incidente “foi uma oportunidade para que David compartilhasse um momento incrível com os fãs”. Também explicou que “ensinou a David e ao resto do time como compartilhar imagens com fãs”. “Nós não sabíamos se ele faria ou o que poderia capturar o Note 3”.
A companhia repetiu a estratégia que usou no Oscar, quando patrocinou a apresentadora Ellen DeGeneres para que ela juntasse vários dos atores presentes e tirasse um “selfie” coletivo. A foto foi retuitada milhões de vezes. O problema é que, quando a história envolve o presidente dos Estados Unidos, há mais regras. Em 2009, os advogados da Casa Branca conseguiram retirar outdoors que mostravam Obama na Muralha da China usando jaquetas da Weatherproof Garment. Eles alegaram que a propaganda sugeria que Obama endossava o produto.