Com estádio na vizinhança da Villa 1.11.14, um dos locais de maior tráfico de drogas em Buenos Aires, o San Lorenzo realizou uma ação diferente na vizinhança de seu estádio.
Na Argentina, tênis pendurados nos fios elétricos indicam os pontos onde o usuário pode encontrar um traficante e adquirir droga. Para mudar essa realidade, o clube retirou esses calçados da fiação, transformou-os em chuteiras e customizou o produto. Em seguida, os sapatos foram devolvidos aos seus locais de origem. Com o novo equipamento, crianças e jovens puderam utilizá-los para jogar futebol.
A ação foi realizada em conjunto com a Fundação Padre Lorenzo Massa, que busca afastar os jovens das drogas em áreas de risco. Batizada de “Tire os Sapatos”, a ação foi criada pela agência Young & Rubicam e produzida pela Hachiko Films.
Os tênis foram retirados da comunidade por assistentes sociais da fundação. Os novos calçados também tinham um número de sócio do San Lorenzo. Com a ação, 500 jovens passaram a cruzar a rua para praticar futebol, hóquei sobre grama, natação e vôlei, entre outros esportes, e receber orientação pedagógica. Para o clube, o esporte pode ser ótima ferramenta para afastar os jovens das ruas e do tráfico. Um vídeo (ver abaixo) sobre a ação foi divulgado pelas redes sociais do clube, que tem como seu torcedor mais famoso o papa Francisco.