O futebol brasileiro poderá ter, na próxima temporada, um duelo entre dois times com camisas desenhadas pelos seus próprios torcedores. Após o Flamengo anunciar que participará de uma ação da Adidas para o uniforme 3, foi a vez da Penalty divulgar uma ativação semelhante com o Santa Cruz.
A empresa brasileira, que renovou o acordo com a equipe de Pernambuco recentemente, criou um hotsite em que fornece uma imagem da camisa ainda toda em branco, em ação chamada de “Manto das Multidões”. Os torcedores têm até o dia 22 de setembro para mandar uma sugestão de uniforme para a fornecedora de material esportivo.
Quem quiser participar teem de ser sócio-torcedor do clube. Nos próximos dias, a Penalty disponibilizará vídeos com ídolos do Santa Cruz que vão dar o palpite sobre o que não pode faltar na camisa do time.
A segunda parte da ação será a seleção dos melhores materiais, que ficarão expostos no site criado para que os torcedores possam votar. A nova camisa fará sua estreia no primeiro jogo da próxima temporada, pela Copa do Nordeste, em janeiro de 2017.
No caso do Flamengo, trata-se de uma campanha global da Adidas, que inclui alguns dos principais times da marca, como Bayern de Munique e Real Madrid. Neste ano, a equipe brasileira foi inserida na ação.
O plano é fazer a camisa 3 de 2017 com uma única exigência: o uso das cores amarelo e azul, as primeiras do time carioca. No site criado pela Adidas, o Creator Studio, já há uma série de camisas expostas, feitas pelos torcedores, e abertas para votação. A ação foi anunciada há cerca de um mês.