Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte

Santos adianta ação após polêmica criada no SporTV

Jornalista excluiu clube praiano da lista de times grandes do país

Duda Lopes - Boston (EUA) Publicado em 05/04/2019, às 07h33 - Atualizado às 10h33

Imagem Santos adianta ação após polêmica criada no SporTV

A comunicação do Santos adiantou uma campanha planejada para este ano após o nome do time ser envolvido em uma polêmica criada por um programa televisivo. A resposta pública do clube é, na verdade, um novo posicionamento da equipe, que deverá ser usado mais ao longo da temporada.

A confusão começou no programa "Acabou a Brincadeira", do SporTV. Na última quarta-feira (3), o jornalista Rodrigo Capelo foi convidado para a atração e, em tom provocativo, falou que existem apenas quatro times grandes no Brasil. Equipes tradicionais do país, entre elas o Santos, já não estariam nesse grupo.

Especializado em finanças esportivas, o ponto de vista do jornalista estava focado no aumento da distância de faturamento entre os principais times do país, com reflexo direto no desempenho esportivo. A colocação, no entanto, irritou santistas nas redes sociais, e o time aproveitou para lançar a nova campanha de comunicação.

Com o mote "o maior brasileiro do mundo", o posicionamento santista exalta a história vencedora do time. "O futebol não começou em 2013. Não adoramos balanços, nem competimos por maior EBITDA. Dinheiro vai e vem, cria ilusões, momentos efêmeros, mas não constrói história nem tradição", cravou o clube.

Foto: Reprodução / Instagram (@santosfc)

O texto, publicado no site oficial e nas redes sociais do time, ainda fez indiretas aos times considerados grandes pelo jornalista do SporTV (Corinthians, Flamengo, Palmeiras e São Paulo). "Não vivemos nem nunca viveremos de mecenas, nunca disputamos Série B, nem somos fruto de apoio da mídia".

Para embasar o argumento, o Santos publicou até uma lista da revista francesa "France Football" com a lista dos 30 maiores times do mundo. O clube paulista é o único representante brasileiro no levantamento da publicação.

Segundo apurou a Máquina do Esporte, o plano do Santos é usar o posicionamento em diferentes meios, seja nas redes sociais, em materiais esportivos ou em identidade visual dos estabelecimentos do time. O clube adiantou o planejamento da campanha porque entendeu que o caso com o programa do SporTV funcionaria como um bom gancho para engajar os torcedores da equipe paulista.

A comunicação do clube celebrou a aceitação do Santos, pelo menos no modo possível de mensurar os resultados neste início de trabalho. Na quarta-feira (3), a hashtag criada, "#OMaiorBrasileirodoMundo", chegou a ser a mais citada no Twitter. Ao menos nas redes sociais, os torcedores têm usado a munição dada pela direção da equipe para exaltar a história santista.