Pelé Eterno. O nome do filme autobiográfico do Rei do Futebol pode ser também o resumo do que representa o novo acordo firmado entre ele e o Santos na quinta-feira.
O clube terá direitos exclusivos para o licenciamento de produtos com a marca de Pelé. O negócio tem um prazo de duração estimado em pelo menos 30 anos, já que, por questões legais, não pode ser feito sem um prazo estipulado. Ele foi fechado com a Legends 10, empresa que comprou os direitos da marca Pelé.
Válido apenas para o território nacional, o negócio representa um complemento do acordo que existe com o ex-jogador. Até este ano, Pelé tinha um contrato de cessão de imagem com o Santos. Agora, esses direitos são ampliados.
O negócio era para ter sido anunciado no dia 12 de novembro, mas Pelé sentiu-se mal e foi internado para exames. O clube e o staff do ex-jogador remarcaram para o dia 27 a cerimônia em que o negócio seria anunciado. Novamente, porém, Pelé precisou ser internado por problemas renais. O ex-jogador segue no hospital, mas mesmo assim decidiu-se por anunciar o acordo entre as partes.
O anúncio foi “adiantado” por conta da realização das eleições para presidente do Santos amanhã. O acordo representa uma espécie de trunfo da atual gestão. No início da semana, Odílio Rodrigues, presidente do Santos, já havia dito que o contrato só não tinha sido assinado por conta do estado de saúde do ex-jogador.
Como é a Legends 10 quem detém a marca, a assinatura de Pelé era mera formalidade, mas o clube aguardava a melhora de saúde para anunciar o negócio.
Nos próximos meses, o marketing do Santos vai trabalhar em conjunto com a Legends para desenvolver a linha de produtos licenciados. Não há a previsão de lançamento dos primeiros materiais para venda.