O Santos anunciou, nesta quarta-feira (23), dia do aniversário de 79 anos de Pelé, que homenageará o Rei do Futebol até o final do ano na camisa 10 do clube. A partir do próximo sábado (26), diante do Corinthians, em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, o venezuelano Soteldo, atual dono da numeração, jogará com uma coroa logo acima do escudo do lado esquerdo do peito.
“Todas as homenagens são poucas para ele. Pelé é e sempre será o maior de todos. A camisa 10 se transformou em uma mística que ultrapassa o esporte. A coroa é símbolo da majestade do futebol, do homem que ajudou a parar uma guerra, que ganhou tudo o que um jogador poderia alcançar. O Rei não tem apenas o amor do torcedor do futebol, mas a admiração de quem ama qualquer tipo de esporte. E como diz nosso ídolo eterno Pepe, o Pelé não é desse planeta”, declarou José Carlos Peres, presidente do clube.
Foto: Reprodução / Site (santosfc.com.br)
Nascido em Três Corações, no estado de Minas Gerais, Pelé defendeu o Santos entre 1956 e 1974. Ao todo, foram 1.116 jogos com impressionantes 1.091 gols, uma média de quase um gol por partida. Profissionalmente, o Rei do Futebol defendeu apenas mais uma equipe na carreira, o New York Cosmos, dos EUA, entre 1975 e 1977, quando se aposentou.
Considerado o maior jogador de futebol de todos os tempos, Pelé ainda foi tricampeão do mundo pela seleção brasileira, vencendo os Mundiais de 1958, 1962 e 1970. Até hoje, é o único atleta da história a conseguir a façanha.
Entre as centenas de troféus que conquistou individualmente, os dois prêmios que mais merecem destaque são o de “Atleta do Século”, concedido pela revista francesa L’Équipe em 1981, e o de “Melhor Jogador do Século da Fifa”, entregue em 2001.