Um substituto para a Semp Toshiba na cota máster do São Paulo deve demorar a chegar. À Máquina do Esporte, Ruy Barbosa, diretor de marketing são-paulino, contou que a Copa do Mundo animou empresas a continuar no futebol, mas que as negociações hoje abertas só devem chegar a uma conclusão para a temporada de 2015.
“Em 2014, se algo excepcional acontecer, conseguiremos anunciar patrocínios, mas estamos olhando para 2015”, afirma o dirigente. A razão, diz ele, é que segundo semestre é tempo de planejamento para a maioria das companhias, e não de acertar novos investimentos.
O São Paulo teria a Semp Toshiba no peito e nas costas da camisa até o fim do ano, mas a patrocinadora, com problemas financeiros, decidiu rescindir o patrocínio antes do término do contrato. Antes dela, o clube já havia enfrentado oito meses de seca na cota máster.
Nesta temporada, a filosofia do time paulista foi de oito a 80 no período da Copa. Antes da competição, o novo diretor comercial, Marcelo Pepe, fechou uma série de pontuais para ocupar a camisa. Depois, com a chegada de Barbosa, a estratégia foi revista, e o São Paulo passou a priorizar negociações que rendam patrocínios de médio e longo prazos.
O problema é que, com o mercado de patrocínios em retração e com os altos valores exigidos pelos clubes, patrocínios de longo prazo demandam negociações igualmente longas.