O São Paulo está em uma fase boa. No último mês, o time chegou à semifinal da Copa Bridgestone Libertadores e voltou a ter um patrocínio máster após dois anos. Agora, o clube chegou a expressiva marca de 100 mil sócios-torcedores, algo que no momento apenas Corinthians, Palmeiras e Internacional possuem.
Segundo o Movimento por um Futebol Melhor, o São Paulo foi o clube que mais ganhou sócios na atual temporada, com quase 20 mil novos associados. Em comparação, a equipe começou 2015 com 28 mil adeptos. Na última temporada, o time do Morumbi lucrou R$ 11,6 milhões com o programa.
Em conversa com a Máquina do Esporte, o diretor de marketing do São Paulo, Vinícius Pinotti, exaltou o trabalho realizado. “Nós pegamos uma terra arrasada da última diretoria, sem credibilidade. É claro que no futebol o resultado em campo sempre ajuda muito, mas o número de sócio já vinha subindo antes disso”, comentou.
A atual diretoria de marketing do São Paulo mudou a estratégia de patrocínio e voltou a destacar a exposição na camisa do time. Com isso, fechou com TIM, Prevent Senior, Fiap e Joli. No Morumbi, tem valorizado novos espaços e já fechou com o restaurante Rock & Ribs, que também expôs a marca no uniforme tricolor.
A história do sócio-torcedor, por outro lado, é mais antiga. Primeiro porque o programa do time é um dos primeiros do Brasil, com nascimento no início dos anos 2000. Segundo porque um dos motivos do crescimento é a mudança na precificação do programa, feita em julho, ainda com a antiga diretoria. Com planos a R$ 12, a meta dos 100 mil associados tomou corpo. Na época, eram 55 mil seguidores da equipe.