Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte

São Paulo disputará Liga Ouro de basquete masculino em 2019

Clube assinou com Liga Nacional de Basquete e tentará acesso ao NBB

Redação - São Paulo (SP) Publicado em 11/12/2018, às 15h02

Imagem São Paulo disputará Liga Ouro de basquete masculino em 2019

O São Paulo será um dos participantes da Liga Ouro de Basquete em 2019. O clube assinou os contratos necessários com a Liga Nacional de Basquete (LNB) e será uma das oito equipes que disputarão o torneio, que serve como divisão de acesso ao NBB, e terá início em fevereiro. O atual campeão é o Corinthians, que, com o título, assegurou vaga e está disputando a temporada 2018/2019 da principal competição de basquete do país.

Esta não será a primeira vez que o Tricolor paulista terá um time de basquete. O clube, aliás, possui até uma certa tradição no esporte, tendo sido campeão paulista metropolitano de 1943, no masculino, e de 1944, no feminino.

A maior conquista foi o Campeonato Brasileiro feminino de 2002, com um time que contava com Janeth, uma das mais importantes jogadoras da história do basquete nacional e atual integrante do Hall da Fama do esporte.

Leco e Cláudio Mortari no Morumbi (Foto: Igor Amorim / Site (saopaulofc.net))

"Este era um objetivo que tínhamos e vínhamos buscando formas de concretizar, uma vez que temos um histórico na modalidade e nossas categorias de base ainda hoje são extremamente fortes. Queremos utilizar a força da nossa marca para montar uma equipe competitiva e jogar o NBB já na temporada que vem", afirmou Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, presidente do clube.

"É uma honra imensa ter o São Paulo, um clube referência no futebol e nos esportes olímpicos, na Liga Nacional de Basquete. É mais um clube de camisa entrando para o cenário do basquete brasileiro através da Liga Ouro e demonstrando toda importância da única competição de acesso ao NBB", disse João Fernando Rossi, presidente da LNB.

O São Paulo mandará seus jogos no ginásio do clube, no Morumbi, e já definiu o técnico da nova equipe. O escolhido foi o experiente Cláudio Mortari, que possui cinco títulos nacionais, dois sul-americanos e ainda conquistou o Campeonato Mundial de 1979 com o Sírio, em uma equipe que contava com Oscar e Marcel, entre outros.

Além do Tricolor paulista, outras sete equipes já estão confirmadas para a disputa da competição: Basquete Blumenau (SC), Campo Mourão Basquete (PR), Cerrado Basquete (DF), Londrina Unicesumar Basketball (PR), Pato Basquete (PR), Rio Claro/Renata (SP) e Unifacisa (PB).

A entrada de clubes que são conhecidos por suas equipes de futebol tem sido bastante comemorada pela LNB, que vê nesse fato uma grande oportunidade de popularizar a modalidade cada vez mais. Atualmente, Botafogo, Corinthians, Flamengo e Vasco também disputam o NBB.