A empresa de tecnologia SAP desenvolveu um aplicativo para a seleção da Alemanha, patrocinada pela marca. O projeto dará uma série de informações sobre os jogadores do time de maneira imediata. A promessa é fazer com que a comissão técnica e os próprios atletas consigam visualizar dados referentes aos seus desempenhos em campo.
O aplicativo é rodado em uma plataforma própria da SAP, mas mantém interface simples. A ideia é que os próprios atletas possam mexer no programa sem dificuldade, conseguindo dados específicos para qualquer momento do treino.
Além dos atletas, os dados devem ser apresentados para a imprensa, que poderá usá-los como base por comentaristas das partidas. O aplicativo passará informações sobre o desempenho de cada atleta, o que ajudaria na análise dos jogos.
Oliver Bierhoff, gerente da seleção alemã e embaixador da empresa, explicou o uso do aplicativo em comunicado oficial da SAP: “Imagine que em apenas 10 minutos, 10 jogadores com três bolas geram mais de sete milhões de dados. A plataforma SAP HANA processa tudo isso em tempo real. Com a SAP, nossa equipe consegue analisar esse volume imenso de dados e personalizar o treinamento para melhor preparar a seleção para o seu próximo jogo”.
A parceria entre federação alemã e SAP foi fechada em 2013, mas inicialmente o plano era usar a tecnologia da empresa nos processos de negócios da entidade. Apenas neste ano foi lançada a ideia de usar a expertise da empresa em campo. O aplicativo que será usado na Copa do Mundo de 2014 será o primeiro dessa iniciativa.