Eram 19h do dia 7 de setembro de 1979 quando, num estúdio na cidade de Bristol, interior do estado de Connecticut, teve início a transmissão do primeiro canal de esportes do mundo.
A inauguração da ESPN há 35 anos representou um marco na história do desenvolvimento da indústria do esporte nos Estados Unidos.
Hoje, com 16 prédios dispostos na mesma região, a ESPN reforça em sua sede a força que detém no mercado esportivo mundial. A reportagem da Máquina do Esporte visitou o espaço, chamado de ESPN Plaza, na semana passada, a convite da empresa.
Desde a entrada, a ESPN se vende como uma espécie de “centro do universo” de esportes. Não é a toa a fama. Segundo a revista Forbes, ela é responsável por US$ 10 bilhões de faturamento do grupo Disney, ou metade de tudo o que fatura a empresa com os diversos canais de mídia que possui.
Isso faz da ESPN o grande negócio da Disney dentro da área de mídia, que tem, entre outras coisas, o canal de TV aberta ABC, que fatura cerca de 10% do que ganha a emissora de esporte. O valor de mercado da ESPN, segundo a Forbes, já chega a US$ 40 bilhões atualmente.
Para se ter uma ideia da força da emissora, em junho deste ano foi inaugurado o “Estúdio Digital 2”, um prédio de 18 mil m² que será usado prioritariamente pelos dois “carros-chefes” da emissora. A ancoragem do Sports Center, principal programa da casa, e também seis diferentes cenários para as transmissões da NFL, grande aposta nas transmissões esportivas.
O estúdio da NFL ocupa o espaço de metade de um campo de futebol americano. O espaço destinado ao Sports Center é um pouco menor, mas tem capacidade para manter 18h de transmissão ao vivo, de acordo com a emissora. O local tem 13 câmeras disponíveis para os apresentadores, além de dois estúdios anexos.
* O repórter viajou a convite da ESPN