Os bons índices de audiência que a Eurocopa de 2012 atingiu na quarta-feira, quando Bandeirantes e Globo exibiram a semifinal entre Espanha e Portugal, não foram algo perene. Os dois canais mostraram na quinta a disputa da segunda vaga na decisão, e o jogo entre Itália e Alemanha derrubou a audiência de ambos.
A Globo teve média de 9,3 pontos de Ibope no horário. O resultado é inferior ao que o canal havia registrado nos dois jogos que exibiu da Eurocopa 2012: 9,9 com Espanha x França e 11,7 com Espanha x Portugal.
A Bandeirantes também sofreu na última quinta-feira. O canal registrou apenas 3,7 pontos com a segunda semifinal, bem abaixo dos 4,8 que havia conseguido com a disputa anterior de uma vaga na decisão.
O curioso é que nenhum dos canais teve perda contundente de participação no número de televisores ligados no horário. A Band teve 10,1% de share, algo bem próximo dos 10,9% da semifinal anterior. Na Globo, a concentração caiu de 29,4% para 25,3%.
Cada ponto no Ibope é equivalente a 58.300 domicílios sintonizados. A aferição considera apenas resultados de São Paulo, região que é referência para o mercado publicitário.