Os Jogos Pan-Americanos de 2011, que serão reallizados em Guadalajara (México), já garantiram ao menos um recorde. Segundo o comitê organizador do evento, essa é a edição com maior faturamento na história em termos de patrocínios.
“Batemos o recorde do Rio de Janeiro [sede de 2007]. Conseguimos oito ou dez milhões de dólares a mais do que eles venderam”, anunciou Carlos Andrade Garín, diretor do comitê, que não especificou valores amealhados por Guadalajara-2011.
Em março deste ano, o mesmo comitê organizador do Pan havia refeito a meta de arrecadação do evento. Em função do sucesso do plano comercial, a entidade passou a trabalhar com objetivo de somar US$ 50 milhões em patrocínios, US$ 10 milhões a mais do que havia sido estipulado anteriormente.
Naquela época, a meta de US$ 40 milhões já havia sido batida. Até então, o Pan havia assegurado US$ 46,5 milhões em acordos comerciais.
As marcas que investem do Pan são divididas em três categorias: patrocinadores, provedores e colaboradores. Os valores oscilam entre US$ 100 mil e US$ 5 milhões.