A Real Dederação Espanhola de Futebol (RFEF) anunciou nesta terça seu desligamento oficial do grupo Santo Monica Sports, responsável pela comercialização dos direitos audiovisuais da seleção local. A decisão foi tomada em uma reunião extraordinária do comitê diretivo da Federação na tarde de segunda.
O contrato com a Santa Monica foi assinado em julho de 2007 e renovado em 2010, e teria duração até 31 de dezembro de 2014. Segundo a imprensa espanhola, os valores da parceria giravam em torno de oito milhões de euros anuais, além de uma porcentagem na venda de espaço publicitário.
Segundo a entidade que rege o futebol espanhol, a rescisão se deve ao não-cumprimento do contrato por parte da agência, que não conseguiu negociar os direitos de transmissão de algumas das partidas da atual campeã do mundo, válidas pelas eliminatórias européias para a Copa do Mundo de 2014.
A partida contra a Bielorússia, por exemplo, realizada em Minsk, em outubro do ano passado, não pôde ser transmitida ao vivo por nenhuma emissora de rádio ou televisão da Espanha por falta de acordo com a Santa Monica Sports.
Enquanto isso, as partidas realizadas em território espanhol têm seus direitos audiovisuais ligados à emissora local TVE.