Há pelo menos meia década, as emissoras de televisão em todo o país discutem como fazer para tentar manter os índices de audiência em alta. Com a internet, os smartphones e a TV a cabo mais consolidada, a TV aberta tem sofrido para manter o índice medido pelo Ibope em alta. Neste ano de 2014, uma solução para ter um aumento de audiência parece cada vez mais clara: inserir a seleção brasileira de futebol na programação.
O jogo da manhã desta terça-feira (das 7h às 9h) em que o Brasil goleou o Japão por 4 a 0 assegurou à Globo 11 pontos na medição do Ibope em São Paulo e 13 pontos no Rio de Janeiro. O resultado representa um aumento de 38% em relação à média do horário na capital paulista e 43% a mais no Rio. Nas duas cidades a emissora liderou com folga diante da concorrência.
Leia mais:
Copa monopoliza TVs no Rio e em São Paulo
Como se comportou o telespectador na Copa de 2014
Seleção brasileira volta a aumentar audiência da TV
Pós-Copa, seleção sustenta boa audiência da TV
O bom desempenho do amistoso brasileiro na audiência fez também com que aumentasse a média da emissora para o horário matutino, que é entre 7h e 12h. Em São Paulo, o resultado médio desse período foi de 9 pontos. No Rio, de 11 pontos.
As duas outras ocasiões em que a Globo atingiu números tão expressivos nesse período da manhã estão relacionadas também com a seleção brasileira.
Em São Paulo, nos dias 12 de junho e 11 de outubro o período matutino obteve 10 pontos na audiência. No Rio, nesses mesmos dias, o Ibope nesse intervalo de horário marcou 11 pontos. Os dois dias tiveram, também, jogos da seleção brasileira.
O dia 12 de junho foi a abertura da Copa do Mundo, quando toda a programação da emissora foi voltada para a partida entre Brasil e Croácia, que ocorreu à tarde. Já o último dia 11 de outubro foi quando o Brasil enfrentou a Argentina pelo Superclássico das Américas. O jogo começou às 9h.
Cada ponto no Ibope equivale a 65.201 domicílios sintonizados em São Paulo e 39.600 no Rio de Janeiro, ambos apenas nas regiões metropolitanas, referências para o mercado publicitário.