O Grêmio prepara um lançamento inusitado para o segundo semestre. O clube gaúcho vai inserir um selo holográfico em todos os seus produtos licenciados, prometendo maior controle sobre produtos piratas e os lucros que obtém do mercado. O item é fruto de uma parceria do clube com a Redibra, empresa especializada em licenciamentos que cuida do setor do Grêmio há oito anos. No início de 2009, o vice-presidente de marketing César Pacheco avalizou a ideia do selo, que é produzido pela Starr Holográfica, com sede em São Paulo. ?A gente está apostando muito nessa ferramenta. É um selo com três canais de imagem, inviável de ser copiado. Ele vai facilitar o nosso trabalho de campo em todos os aspectos?, disse Fabiano Veronezi, executivo da Redibra designado para cuidar da conta do Grêmio. Na prática, além do combate à pirataria e da identificação do produto, o clube vai poder controlar melhor o trabalho de suas parceiras. Com o selo, o Grêmio avaliará se os produtos licenciados estão cumprindo à risca os contratos. ?Em todo o mercado de licenciamentos é assim. Você cede a marca e não acompanha o resultado. Você está deixando que uma empresa tome conta daquilo, e por mais idônea que ela seja o clube pode ser lesado com uma falha. Com o selo, a identificação da ponta no varejo fica muito mais fácil?, disse Veronezi.