No último domingo, o Corinthians perdeu mais uma oportunidade de disparar na liderança do Campeonato Brasileiro. E a má fase do time parece estar desanimando também os torcedores. A derrota para o Coritiba fez a audiência descer após dois domingos de Ibope superior a 20 pontos de média. A diferença principal foi a ausência de clássico.
A derrota corintiana rendeu 19 pontos de média à rede Globo. Nos dois últimos domingos, a emissora carioca teve dois clássicos para fazer a transmissão em São Paulo. Santos x São Paulo rendeu 22 pontos, enquanto São Paulo x Palmeiras, quinze dias antes, ficou com 20 pontos de média.
Na rede Bandeirantes, por outro lado, o Corinthians conseguiu segurar o apelo de um clássico regional. Com sete pontos de média no Ibope, a partida perdeu apenas para Santos x São Paulo, que fechou o primeiro turno e levou oito pontos. No caso de São Paulo x Palmeiras, a audiência teve os mesmos sete pontos.
Ainda que tenha diminuído o Ibope da Globo em comparação aos clássicos anteriores, o Corinthians subiu a audiência caso seja considerado a última vez que a equipe teve sua partida transmitida em um domingo. No dia 7 de agosto, Atlético Paranaense x Corinthians teve 18 pontos de média.
Considerando a média de audiência do primeiro turno da Globo, de 21,2, o jogo do último domingo também apresentou baixa. Nesse caso, deve-se considerar que as maiores audiências da emissora carioca com o futebol estão na quarta-feira à noite. O recorde do torneio neste ano foi nessa faixa de horário, com Bahia x Corinthians, que registrou 28 pontos de média.
Cada ponto no Ibope é equivalente a 58.300 domicílios sintonizados. Os dados da medição consideram apenas a audiência de São Paulo, região de referência para o mercado publicitário.