Apesar de ter demitido o diretor de marketing, Antonio Claret Nametala, em 22 de junho, a presidência do Cruzeiro ainda não nomeou substituto para o cargo. A ausência de alguém no cargo, porém, não deve prejudicar os planos traçados pelo marketing do clube no início do ano.
“Estamos em um período de transição, com suporte de uma consultoria externa, mas todas as ações que estavam planejadas continuam”, garante o gerente de marketing, Marcone Barbosa, à Máquina do Esporte.
O Cruzeiro tem enfrentado problemas pelo fechamento do estádio Mineirão para obras, a fim de sediar partidas na Copa do Mundo de 2014. Com a indefinição do local onde a equipe disputaria o restante do Campeonato Brasileiro, houve êxodo de sócios.
Em maio, quando o contrato anual dos filiados venceu, parte significativa dos torcedores decidiu não renová-lo. O quadro social, até então com cerca de 17 mil pessoas, deve cair para aproximadamente 5 mil em junho, queda de 29,4%.
“Nossa missão é manter os sócios que estão conosco hoje por meio de benefícios”, afirma o gerente. Várias ações, diz Barbosa, estão planejadas e devem ser lançadas nos próximos meses, tão logo as atenções voltem ao Brasil com o fim da Copa do Mundo.
Por enquanto, o clube irá avaliar a quantidade de sócios restantes para decidir qual ação deve ser executada. “Estamos esperando para conhecer realmente qual será o universo que iremos trabalhar, seja de cinco ou quatro mil pessoas, e aí teremos condição de divulgar algo”, avisa Barbosa.
O primeiro desafio parece já ter sido vencido: o Cruzeiro irá disputar as primeiras três partidas após a pausa para a Copa na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, e outras três em Uberl”ndia. “Já temos toda a estratégia montada para os três primeiros jogos e estamos trabalhando nos próximos”, finaliza.