A Iaaf (Associação Internacional das Federações de Atletismo) divulgou que o Campeonato Mundial da modalidade será disputado nos Estados Unidos pela primeira vez na história. A entidade decidiu celebrar a edição de 2021em Eugene, no Estado do Oregon.
Sem utilizar o procedimento usual de fazer uma eleição entre várias concorrentes, a Iaaf afirmou que resolveu programar a competição em Eugene devido à grande popularidade da pista local. A cidade já sediou um Campeonato Mundial júnior, em 2014.
O curioso na decisão é que a Iaaf conta com patrocínio da Adidas, mas programou o Mundial para uma cidade que fica a menos de 2 horas de Beaverton, sede da Nike.
O apoio econômico oferecido pelo governador do Oregon e pelo Comitê Olímpico dos EUA, em campanha pela eleição de Boston como sede dos Jogos de 2024, foram decisivos para a decisão. Além disso, a NBC se prontificou a produzir e transmitir o evento.
“Ao confirmar o campeonato em Eugene, o Conselho da Iaaf tomou uma decisão estratégica para garantir uma oportunidade única que, talvez, nunca mais iria ocorrer”, afirmou Lamine Diack, presidente da Iaaf.
Não é a primeira vez que a entidade que comanda o atletismo concede um evento sem concorrência. O Mundial de 2007 foi programado para Osaka, no Japão, sem a realização de uma eleição.
Para Diack, Eugene oferece o acesso a um mercado fundamental para o atletismo e reforça a possibilidade de desenvolvimento global da modalidade. Eugene já havia tentado anteriormente, sem sucesso, ser escolhida para o Mundial de 2019. Em novembro, a Iaaf optou por marcar aquela edição em Doha, no Qatar.
Vin Lananna, que liderou a candidatura de Eugene, garantiu que a Iaaf não se arrependerá por ter escolhido a cidade. “Prometemos desenvolver um campeonato espetacular para o atletismo norte-americano e mundial”, afirmou o dirigente.
O anúncio da Iaaf aconteceu durante reunião do Conselho da entidade, em Pequim (China), cidade que será sede do Mundial deste ano.