A Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), a Confederação Brasileira de Tênis (CBT), autoridades locais e a agência Koch Tavares apresentaram nesta segunda-feira o ATP Challenger Tour Finals, torneio de tênis que será realizado em novembro no ginásio do Ibirapuera. E apresentaram também uma série de pontos de interrogação sobre o evento, que ainda não tem um planejamento totalmente.
Não existem definições, por exemplo, sobre o projeto comercial do torneio. A Koch Tavares será responsável pela organização, mas não estipulou o número de cotas de patrocínios que serão comercializadas ou a lista de propriedades oferecidas.
O que cria essa indefinição é o fato de o evento ter sido criado pela própria Koch Tavares. Trata-se de um torneio entre os sete tenistas que tiverem os melhores desempenhos da temporada no circuito de challengers da ATP. Uma oitava vaga será dada a um representante do país-sede, e a única restrição é que esse atleta não esteja entre os dez melhores do ranking mundial da modalidade.
“Como é um evento inédito e uma ideia diferente, queremos criar um conceito inédito em torno disso. Precisamos sentar e ver o que vai caber e o que não vai”, explicou Luis Felipe Tavares, presidente da Koch Tavares.
Responsável pela organização do evento, a Koch Tavares assumirá toda a conta. O problema é que nem esse número é definitivo até o momento. “Nós estamos trazendo um evento de grande porte para São Paulo, abrindo uma série de possibilidades em cima disso. Nós não estamos preocupados com esse detalhe”, minimizou o executivo da agência.
Outro ponto que ainda não foi resolvido é o plano de ativação. Não existe um limite definido sobre o que as empresas poderão fazer e o espaço que elas terão para trabalhar no Ibirapuera.
A ideia da Koch Tavares é realizar dois ou três eventos simult”neos ao torneio, no mesmo espaço, até para aumentar a lista de propriedades oferecidas aos patrocinadores. A definição desse ponto deve ser um dos alicerces para a definição de quantas cotas serão vendidas e quais serão os valores pedidos.
A partir disso, a Koch Tavares deve procurar inicialmente os parceiros tradicionais de eventos produzidos pela empresa. A agência também realiza, por exemplo, o Brasil Open de tênis.
O cenário de indefinição também passa pelo plano de mídia. O ATP Challenger Tour Finals ainda não foi comercializado para nenhuma TV. No entanto, como acontecerá entre os dias 14 e 20 de novembro, período sem concorrência no calendário do tênis internacional. “É uma semana perfeita porque antecede o Masters Finals e não tem outras competições ao mesmo tempo. Isso deve nos ajudar”, confirmou Tavares.