A Major League Baseball (MLB) confirmou um contrato de fornecimento de uniforme e calçados com a Nike. O acordo, que inclui camisas de jogos e treinamentos, além de calçados para as 30 equipes, terá início na próxima temporada e será válido por 10 anos.
A Máquina do Esporte havia antecipado o movimento da Nike em maio do ano passado. À época, o diário americano SportsBusiness Journal (SBJ) havia noticiado que a Under Armour desistiria de seu contrato com a MLB para economizar cerca de US$ 50 milhões. A marca havia assinado com a MLB no final de 2016 e iria, ao lado da Fanatics, substituir a Majestic a partir de 2020.
O novo acordo de uniformes da liga, que não teve os valores divulgados, faz parte de uma aliança de três vias que também inclui a Fanatics, varejista on-line americana de roupas esportivas licenciadas, equipamentos e mercadorias, que recebeu direitos de licenciamento de produtos de consumo para fabricar e distribuir todos os produtos Nike/MLB vendidos no varejo.
“A marca global e a reputação da Nike como líder em marketing e inovação motriz fazem deles um parceiro ideal. Além disso, a Fanatics é um parceiro valioso que provou servir nossos fãs com velocidade, agilidade e qualidade de serviço”, declarou Robert Manfred, comissário da MLB.
“Estamos entusiasmados em trazer mais inovação e criatividade para a Major League Baseball e os incríveis atletas que praticam este esporte. Este é um momento emocionante para o beisebol, e estamos ansiosos para aumentar o número de fãs do esporte tanto nos Estados Unidos como em todo o mundo”, afirmou Tom Peddie, gerente geral da Nike North America.
Com a confirmação do acordo, a Nike aumenta seu predomínio nos chamados “esportes americanos”. Agora, entre as quatro principais ligas do país, a marca americana é parceira de três: NFL, NBA e MLB. Apenas a NHL está fora do portfólio, pois possui contrato com a Adidas.