Um dos principais reflexos da mudança de trajeto do Rali Dacar, que passou a ser disputado na América do Sul desde a última edição, foi a valorização do mercado brasileiro. A despeito de a prova percorrer apenas Chile e Argentina, o país tornou-se comercialmente importante para a organização, que ratificou essa preocupação com o lançamento de uma linha de produtos licenciados. Nos próximos meses, o Rali dos Sertões deve percorrer caminho semelhante e estender sua oferta de artefatos. O incremento nos licenciados é uma das grandes apostas da Dunas Race, agência que organiza o rali, para potencializar o resultado financeiro da competição. A nova linha deve ter ênfase em produtos de higiene e cuidado pessoal, como desodorante, shampoo e protetor solar. ?A ideia é ver quais produtos têm afinidade com a proposta do Rali dos Sertões. Tudo que tiver um perfil adequado nos interessa para esse segmento de licenciados. Estamos pensando nesses objetos, mas amanhã podemos criar uma linha de autopeças, por exemplo?, explicou Marcos Moraes, diretor-presidente da Dunas. Neste ano, a MON Track Wear montou um estande em Goi”nia durante os dias que antecederam a largada do rali para vender roupas e acessórios oficiais do evento. A Macboot, que fez uma parceria para fornecer calçados à equipe da prova, também pretende criar uma linha exclusiva para a competição. O projeto mais adiantado, contudo, está sendo tocado pela Sulamericana. A marca de material escolar atualmente desenvolve uma coleção de cadernos com a marca do Rali dos Sertões, com previsão de lançamento para setembro deste ano. ?Queremos lançar os cadernos do rali na feira escolar que acontecerá no Anhembi, em São Paulo, em setembro. A meta é atingir o público jovem, mesmo aqueles que ainda não podem dirigir. Apostamos na marca da prova, que é muito forte?, disse Suzana Aragon, gerente de marketing da Sulamericana, que investirá entre R$ 50 mil e R$ 100 mil na coleção. A reportagem viajou a Goi”nia por convite da agência Race