Durante os meses de janeiro e fevereiro de 2020, as 40 unidades do Sesc do estado de São Paulo se transformarão em polos de práticas, espetáculos e conhecimentos sobre uma grande parte das modalidades esportivas que integram os programas olímpicos e paralímpicos dos Jogos de Verão que serão realizados em Tóquio, no Japão, entre julho e agosto do ano que vem.
O Sesc oferecerá, em caráter permanente, oportunidades para o conhecimento e a experimentação de diversas modalidades esportivas, com o objetivo de despertar a vontade de incorporar o hábito dessas práticas no dia a dia. Aproveitando o clima dos Jogos Olímpicos, cada unidade do Sesc receberá algumas modalidades específicas que serão apresentadas por meio de instalações pensadas para cada uma delas.
Segundo o Sesc, o público poderá participar de aulas abertas, assistir a apresentações esportivas, exposições, encontros e vivências com atletas, além de desfrutar de momentos de lazer e cultura. Serão mais de 50 esportes e cerca de 1.500 atividades.
Foto: Divulgação / Sesc
“Megaeventos esportivos configuram um terreno fértil para alimentar em mais pessoas o desejo de incorporar as atividades físico-esportivas em seu cotidiano. Por isso, diante de contextos favoráveis, com ampla visibilidade e divulgação pela mídia, como por exemplo a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2020, em Tóquio, no Japão, abrem-se relevantes perspectivas de acolhimento”, afirmou Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc.
Dessa forma, a programação do Sesc Verão convidará os interessados a vivenciar uma pluralidade de atividades culturais e esportivas inspiradas nos programas de Tóquio 2020. Em sintonia com a vocação socioeducativa que orienta a atuação da organização, “trata-se de oferecer um cardápio de possibilidades para uma decisão autônoma e consciente, tendo em vista o bem-estar e a qualidade de vida dos cidadãos”.
Nesta edição, ganhará destaque a presença de organizações sociais, federações e confederações que fomentam e fazem a gestão do esporte nacional em diversos níveis, em uma perspectiva que coloca o Sesc como um articulador de instituições que ampliam as oportunidades de acesso à prática esportiva, preservando a essência educativa, democrática e plural que sempre foi o foco da instituição.
A programação completa do Sesc Verão 2020 pode ser encontrada neste link. As atividades terão início no próximo dia 4 de janeiro.