O ex-pivô Shaquille O”Neal adquiriu parte minoritária do Sacramento Kings e agora é um dos donos da franquia da NBA. O ex-jogador confirmou a informação para o jornal norte-americano “USA Today”.
“O que me atraiu neste acordo é a nova visão, o novo Kings, todas as novidades. Eu sempre quis fazer parte de algo assim. Vai ser ótimo”, afirmou o mais novo chefe da equipe localizada na Califórnia.
O ex-atleta nunca atuou pela equipe de Sacramento. Pelo contrário. Durante a carreira, quando defendia o Los Angeles Lakers, travou uma série de duelos contra a equipe. À época, costumava se referir aos rivais como “The Queens” (“As Rainhas”), passando a ser odiado pelos seus torcedores. O”Neal foi responsável por eliminar os Kings por três vezes seguidas dos playoffs (2000,2001 e 2002).
O interesse para adquirir ações da franquia surgiu quando O”Neal foi consultado para tutelar o jovem pivô DeMarcus Cousin. “Eu queria encontrar alguém para adicionar ao grupo de proprietários que realmente tivesse representado o basquete no século XXI, e que tem o objetivo de construir uma marca mundial, por meio de uma visão global. Estávamos à procura de alguém que causasse impacto. E a pessoa com o maior ícone do planeta é o Dr. O”Neal”, disse o dono Vivek Ranadive.
Nesta temporada, O Sacramento Kings quase foi vendido para um grupo de investidores de Seattle, o que poderia representar a volta do Seattle Supersonics, mas a negociação não foi aprovada pela administração da NBA.
O ex-pivô vai se apresentar aos jogadores nesta segunda-feira, quando irá à sede da equipe e conhecerá funcionários e a estrutura do time. Os Kings não chegam aos playoffs há sete temporadas.
O”Neal se junta a um grupo de celebridades donos de times. Michael Jordan é o atual mandatário do Charlotte Bobcats. Justin Timberlake (cantor) e Peyton Manning (atleta do futebol americano) são donos de ações do Memphis Grizzlies. O rapper Jay-Z era sócio do Brooklyn Nets, mas abriu mão de suas ações para se tornar agente de jogadores.