Maria Sharapova se manteve no topo da lista das atletas mais bem pagas do mundo, em levantamento realizado pela revista Forbes. O curioso, no entanto, foi a sua ausência das quadras na maior parte do tempo. O período avaliado é entre junho de 2013 e junho de 2014; a tenista esteve lesionada no segundo semestre do ano passado.
No total, a tenista russa arrecadou US$ 24,4 milhões (R$ 56 milhões) no período. Com a exclusão dos ganhos em premiação, foram US$ 22 milhões em patrocínios. Suas marcas incluem Nike, Porsche, Samsung Electronics, Tag Heuer, Evian e Head.
E a tenista continua fechando contratos. Neste ano, após vencer o torneio de Roland Garros, Sharapova fechou um acordo de US$ 1 milhão anual com a Avon. A russa está atrelada a uma linha de perfume.
Completam a conta da tenista alguns empreendimentos, como a Sugarpova, linha de doces lançados por Sharapova. Foram vendidas mais de 1 milhão de unidades do produto no último ano. Há também um licenciamento da Cole Haan, marca de sapatos da Nike.
Das dez atletas mais bem pagas do mundo, sete são tenistas. Depois de Sharapova, aparece a chinesa Na Li, com US$ 18 milhões em patrocínio. Além de marcas como Nike e Samsung, a atleta conta com uma série de patrocinadores da própria China.
Serena Williams, atual número 1 do tênis feminino no mundo, continua como uma das maiores remunerações entre mulheres no esporte. Em terceiro lugar, ela faturou US$ 22 milhões no período apurado pela Forbes, bem próxima das duas colegas de tênis acima.
Da lista, um nome provavelmente conhecido por muitos brasileiros é o de Danika Patrick. A piloto corre na Nascar, nos Estados Unidos, e também na Fórmula Indy, prova que foi disputada no Brasil algumas vezes nos últimos anos. O fato de ser uma das únicas mulheres na categoria e ainda conseguir bons resultados faz dela uma ótima garota-propaganda para marcas da indústria da moda. A relogoaria suíça Tissot, a marca de óculos Revo e a empresa de remoção de pelos a laser Ideal Image são algumas patrocinadoras, além de Coca-Cola, Chevrolet e marcas de produtos automobilísticos.