Shimano chama concorrentes para evento próprio

No dia 10 e 11 de setembro, Mogi das Cruzes vai receber a Shimano Fest, um evento aberto ao público da empresa japonesa que unirá o ciclismo e a pesca, as duas modalidades da área da marca. Entre competições e o público esperado de cinco mil pessoas, o local terá áreas para outras empresas envolvidas no mercado de bicicleta, que serão convidadas para participarem.

Para o gerente de marketing da Shimano Brasil, João Magalhães, a presença de outras marcas enriquece o evento e o próprio mercado de bicicletas. “Queremos fazer da Shimano Fest uma vila de bike, com empresas como a Caloi e também concorrentes, que poderão fazer uma tenda no local e participar do evento”, afirmou.

A diferença da proposta da marca japonesa para uma feira convencional é que as empresas convidadas, mesmo que seja a Sram, concorrente direta da empresa no mercado, não precisam pagar para ter a sua presença. Ainda assim, a Shimano mantém-se como patrocinador principal do evento, com o seu nome estampado.

A Shimano Fest é mais um fruto da ideia da empresa de realizar mais eventos durante 2011, ano que marcará o aniversário de 90 anos da marca. A intenção de sua presença mais constante é um modo apresentado para reposicionar a marca no Brasil e se colocar como líder de um mercado crescente em um país que receberá as principais competições esportivas dos próximos anos.

Entre as ações da empresa, está a criação de uma série de bicicletários espalhados por São Paulo. O primeiro local escolhido foi a Casa das Rosas, na avenida Paulista. Foi este o lugar escolhido para anunciar, na manhã desta terça-feira, o lançamento da Shimano Fest.

No evento de Mogi das Cruzes, estarão nas pistas alguns dos vinte ciclistas patrocinados pela empresa, além de presenças internacionais da categoria. Entre as competições, terá disputa entre jornalista, atrações para crianças e espaço para a pesca e a trilha. A grande atração será a Shimano Short Track, maior evento de montain bike da América Latina.

Especificamente para a marca japonesa, uma das intenções da empresa é divulgar a nova linha de peças chamadas XT. “Em cada evento, nós aproveitamos para mostrar o produto mais recente”, explicou Magalhães. No primeiro semestre, a Shimano focava no c"mbio Nexus, que faz as trocas de marchas em cubo em uma bicicleta.