Em meio à realização do Shimano Fest, considerado o maior festival de bicicleta da América Latina, que teve início nesta quinta-feira (22) e vai até domingo (25), em São Paulo, a multinacional japonesa Shimano confirmou mais um investimento no mercado. A marca patrocinará, pela 10ª vez, a Brasil Ride, principal ultramaratona de mountain bike das Américas.
Desde a primeira edição, em 2010, a marca é responsável pela execução do serviço de “Suporte Neutro”, que esteve presente este ano no Maio Amarelo, mês dedicado a chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito, em São Paulo. Nele, os profissionais da empresa, conhecidos como “Blue Angels” (“Anjos Azuis”, em tradução livre) realizam serviços de apoio mecânico a todos os atletas inscritos na Brasil Ride, independentemente da marca da bicicleta, componentes e patrocinadores.
Foto: Wladimir Togumi / Brasil Ride
“A Shimano é parceira da Brasil Ride antes mesmo do começo da nossa ultramaratona na Bahia, quando à época realizávamos a Copa 100K. É uma empresa que está conosco desde o início da nossa história como agência promotora de eventos ciclísticos no país. Ter uma empresa deste porte ao nosso lado indica que o caminho que seguimos em mais de uma década é o correto. E, assim como nós vamos para a décima edição da Brasil Ride, a marca realiza neste fim de semana pela décima vez o Shimano Fest, maior festival de bike da América Latina. Ou seja, a conexão entre as empresas é notória”, afirmou Mario Roma, fundador da Brasil Ride.
“Desde a primeira edição da Brasil Ride, se via de uma forma muito clara o profissionalismo da equipe do evento. Essa característica da organização sempre continuou, e pudemos reparar que os ciclistas estavam sempre muito felizes a cada edição realizada. Isso foi algo decisivo para continuarmos trabalhando com a agência Brasil Ride nessa década: o profissionalismo da equipe e o sorriso no rosto dos participantes”, disse Fabio Takayanagi, presidente da Shimano Latin America.
Considerada a Giro d’Itália do mountain bike mundial, a Brasil Ride 2019 terá cerca de 600km e quase 11 mil metros de altimetria acumulada, entre trilhas e estradas de terra que ligam Arraial d’Ajuda, em Porto Seguro, à Vila Brasil Ride, construída anualmente em Guaratinga, tudo no extremo sul da Bahia.
Foto: Fabio Piva / Brasil Ride
Ao todo, serão 550 ciclistas do mundo inteiro disputando a prova entre 20 a 26 de outubro. No último dia, mais 1.500 ciclistas de todo o país se juntarão às estrelas do mountain bike internacional para a disputa da Maratona dos Descobrimentos.
As inscrições para a Brasil Ride ainda estão abertas. Para garantir uma vaga, basta acessar o site da Brasil Ride ou ir diretamente no link de inscrição do site Sprint.
Além da Shimano, a competição contará com os patrocínios do Governo da Bahia e das marcas Land Rover, Specialized e Unidas. Conect Car, Ful Gas, Garmin, LAF Corretora de Seguros, La Maglia, Oakley, Red Bull, Shop2gether, Squirt e Thule são empresas apoiadoras. As prefeituras de Porto Seguro e Guaratinga, bem como o Parque Nacional do Pau Brasil, são apoiadores institucionais do evento.