A 22ª edição do Mundial de handebol feminino, na Dinamarca, tem sido usada pelas marcas para ações de ativação. Esporte muito popular no país escandinavo, o handebol costuma levar bom público aos ginásios.
Principal patrocinador do Mundial, o Santander tem usado isso para se aproximar do torcedor.
Em Kolding, pequena cidade de 60 mil habitantes no sul da Dinamarca, palco dos seis jogos do Brasil na competição, a Sydbank Arena, com capacidade para 5 mil torcedores, recebeu algumas ativações feitas pelo banco.
Com uma ação simples, a marca conseguiu atrair a atenção dos consumidores que vão para seus assentos. Para isso, aproveitou-se do fato de que as cores da seleção local são iguais às do banco.
Uma trave de handebol com as cores vermelha e branca foi montada dentro do ginásio. Nela, há uma lona vermelha com três buracos redondos de diferentes tamanhos e com diferentes pontuações atreladas, para que as pessoas possam arremessar bolas por entre eles.
O participante tem 15 bolas para arremessar em apenas 10 segundos. No final, é anotada a pontuação, e o maior pontuador ao final do dia, recebe um Ipad de brinde, como mostra a foto.
É uma ativação que não traz nada revolucionário, nem ultra-tecnológico, mas acaba sendo bastante interessante para o público. Nos intervalos dos jogos, as crianças dinamarquesas fazem fila para participar. Muitos pais aproveitam para tirar foto ou filmar os filhos, além de se cadastrarem para concorrer ao brinde final.
Resultado: o Santander consegue atrair a atenção do público, gastando muito pouco, além de fazer um cadastro de potenciais clientes para abordagem futura.
Em 2011, o Brasil foi palco do Mundial da categoria. Nenhuma ação parecida foi feita no Ginásio do Ibirapuera. Na ocasião, os jogos do Brasil atraiam de 3 a 4 mil torcedores por jogo, quase o dobro do público em Kolding.