Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte

Soccer City pode mudar de nome após Copa

Redação Publicado em 07/07/2010, às 14h00

Imagem Soccer City pode mudar de nome após Copa

O Soccer City é o principal estádio da Copa do Mundo da África do Sul, palco da abertura e da grande final do Mundial. Seu naming right, no entanto, permaneceu invisível durante a Copa do Mundo, fato que deve ser alterado após uma semana do embate entre Holanda e o vencedor de Alemanha e Espanha.

Duas empresas disputam o direito de colocar o nome na Arena. A primeira é a que tinha esse direito antes do Mundial, o banco sul-africano FNB. Por outro lado, a empresa que administra o local, a SMSA, afirma que seu nome será Estádio Nacional, sem o naming right vendido a princípio.

O problema é que a arena foi reconstruída para a Copa do Mundo de 2010. Seu projeto original, feito em 1987, teve recursos do FNB, que em troca teve o seu nome estampado no local. Na reformulação para o Mundial, o banco garante que foi feito um acordo, ainda em 2004, que o manteria dessa maneira até 2014. A Fifa determinou que, durante os jogos, seria mantido o nome de Soccer City, sem patrocínios.

O banco soltou um comunicado informando que voltaria a ter o nome, mas a SMSA logo refutou a informação, reiterando que permanece com os direitos comerciais da arena, entre eles os naming rights.

O FNB alega que esteve envolvido desde o início do projeto e que mantém o contrato que informa que, após os três meses de litígio imposto pela FIFA, o estádio se chamará FNB Soccer City por mais três anos. Por outro lado, a SMSA alega que assinou o contrato de direitos sobre o local em janeiro de 2009. E empresa, inclusive, já está vendendo tours pela Soccer City para o período posterior à Copa do Mundo.