A Copa do Mundo geralmente exige das empresas de mídia uma atenção total na cobertura do evento. No Mundial da Rússia, o SporTV levou essa preocupação a um novo patamar. Após cruzar informações de diversas pesquisas realizadas nas três Copas anteriores, o canal decidiu que, na Rússia, sua cobertura poderá ser modificada conforme o andamento da audiência.
“Vamos ver a audiência em tempo real e, com isso, poderemos mexer ao vivo no nosso conteúdo e na nossa programação. Antes, essa questão era mais engessada. Agora, com esse embasamento da nossa audiência, a gente consegue se movimentar”, afirmou Andrea Tuttman, diretora de inteligência do Esporte da Globo.
Foto: Reprodução / SporTV
Pouco antes do início da Copa, a Globosat apresentou a plataforma “Gente”, que reúne diversos insights sobre o comportamento do consumidor baseados em pesquisas realizadas pela empresa. Um deles é sobre o perfil do torcedor, que foi o norte para moldar toda a cobertura da Copa do Mundo pelo SporTV este ano.
“O estudo foi um compilado de 2006, 2010 e 2014, em que viemos adquirindo uma bagagem e percebendo a mudança do torcedor ao longo dos anos. Alguns pilares foram importantes para basearmos a nossa cobertura. O primeiro é estar ao vivo o tempo todo. Mas isso não significa estar ao vivo na TV o tempo todo. Significa a importância de estarmos conectados com as pessoas o tempo todo. Seja na TV, site, aplicativo, VOD ou redes sociais”, complementou a executiva.
O aumento dessa conectividade com as pessoas levou o canal também a criar uma campanha inédita para o Mundial. O crescimento da relevância das redes sociais levou ao projeto “Sou influenciador na Copa”, com a contratação de um grupo de influenciadores digitais numa cobertura só nas redes.
“Está surtindo grande efeito, e estamos viralizando. Nossa campanha foi baseada também nessa necessidade de uma linguagem mais leve e de pertencimento”, disse Tuttman.
Três outras iniciativas tiveram início pelas pesquisas. O aumento da cobertura de outras seleções, o uso de tecnologia e, ainda, a maior presença feminina. Agora, a meta é continuar a divulgar estudos sobre a relação do brasileiro com o esporte.
“A Globosat sempre estudou de forma profunda comportamentos, tendências e hábitos dos brasileiros em parceria com os melhores institutos do país. A plataforma ‘Gente’ nasce com a proposta de dividir os aprendizados que temos sobre os brasileiros com o mercado”, afirmou Manuel Falcão, diretor de marketing da Globosat.